Edital de Publicação – Chamada contínua

Leia "Edital de Publicação - Chamada contínua" em outros formatos

Edital de Publicação – Chamada contínua

A Revista Epistemologia, torna público o edital para chamada de artigos. Este edital baseia-se no edital anterior do número 2 de 2017; acrescido de algumas alterações:

  1. Conforme o manifesto, publicado nesta mesma página, esta publicação é livre e prega a liberdade e gratuidade do conhecimento, através da publicação de artigos de uma forma otimizada e simples.
  2. Busca a ampla divulgação do que se produz em filosofia do conhecimento, filosofia da ciência e congêneres, publicando estudos e desenvolvimentos sobre a área.
  3. A Revista aceitará artigos inéditos, resenhas de livros e traduções que tenham como centro o estudo epistemológico ou correlacionado a este. Graduandos, Pós-graduandos (stricto ou lato sensu), professores e qualquer indivíduo envolvido com o desenvolvimento de questões filosóficas, que tangenciem e preferencialmente adentrem, as questões epistemológicas (em toda a amplitude que o estudo epistemológico pode oferecer) são convidados a participar com a submissão de artigos.
  4. Os artigos, resenhas e afins submetidos à Revista devem ter caráter acadêmico, desenvolvimento de conhecimento, elucidação pedagógica etc – enfim, devem contribuir academicamente. São desencorajados artigos meramente opinativos.
  5. Todos aqueles que desenvolvem estudos filosóficos que toquem a epistemologia, aqueles que desenvolvem uma pesquisa puramente epistemológica, professores e estudantes desta área, são parte do escopo de nosso público. O nosso público  é composto por todos aqueles envolvidos no desenvolvimento de ideias e estudos epistemológicos.
  6. O terceiro e o quarto número não possuem uma temática central (não se tratam de dossiês).
  7. Os materiais enviados para publicação serão avaliados e seus autores contactados para informação do prosseguimento de sua publicação.
  8. O corpo editorial contará com profissionais que façam a avaliação dos artigos submetidos.
  9. Ao submeter o artigo para a revista, o autor concorda que, se seu artigo (ou afim) for aprovado e publicado na Revista Epistemologia, será através da licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, cedendo o direito de publicação primeira para a Revista Epistemologia sob tal licença supracitada. A publicação pela Revista não é remunerada.
  10. O processo de submissão é feito através do envio do artigo por email: o envio do artigo dentro das normas (apresentadas logo abaixo neste edital) para o email: artigos@epistemologia.com.br. Os artigos aceitos serão contactados informando tal status. Por ventura pode ser solicitado aos selecionados preencherem um formulário digital.
  11. A submissão deve ser de trabalhos inéditos, conforme critérios anteriores. Os trabalhos são analisados por softwares anti-plágio. A constatação de plágio elimina o artigo da avaliação e de sua possível publicação. Possuímos perceria com o software antiplágio “Copia e Cola” .
  12. A submissão de artigos/resenhas/traduções para o número 3 serão contínuas: respeitando os prazos máximos para a publicação. Para o número 3, aceitaremos até 30/03/2018.
  13. Para o número 4 aceitaremos envios efetuados até 30/05/2018.
  14. Para o provável número 5 aceitaremos envios efetuados 30/10/2018.

Normas

  1. Os artigos/traduções/resenhas devem ser submetidos no formato ODF (Open Document File), utilizado pelo aplicativo LibreOffice, Microsoft Office e afins (formato na extensão “ODT”).
  2. O formato para a página deverá ser em folhas A4;
  3. Espaçamento entrelinhas de 1,5.
  4. Times New Roman ou Arial. Tamanho 12.
  5. Deve possuir resumo entre 300 a 600 palavras contendo breve descrição dos objetivos do artigo (caso artigo), os métodos abordados (em síntese) e resultados. Solicitamos necessariamente o resumo em PORTUGUÊS. Solicitamos uma versão do resumo em outra língua (como Inglês ou Espanhol; necessário que seja um dos dois) e sugerimos que faça uma terceira versão em uma terceira língua (a terceira não é necessária, mas uma sugestão).
  6. O trabalho deve ter, preferencialmente, a extensão máxima de 30 laudas. Trabalhos menores são aceitos. Trabalhos maiores serão avaliados sua publicação.
  7. Deverá conter referências bibliográficas e citações bibliográficas conforme as regras vigentes da ABNT.
  8. É importante a submissão de uma breve descrição biográfica bem como de sua instituição de trabalho, estudo etc (se possível hiperlink para Currículo Lattes):
    1. Deve-se conter nome, sobrenome, RG, e-mail de contato, telefone de contato, informação do tipo de artigo (artigo, resenha, resumo ou relatórios de aula), resumo biográfico curricular, titulação, instituição vinculada/trabalho, nome do artigo, resumo do artigo.
  9. Os trabalhos devem ser inéditos.
  10. Os trabalhos publicados deverão estar em língua portuguesa.
  11. A autoria do trabalho concorda com a permissão para a Revista Epistemologia publicar originalmente o trabalho apresentado – se aceito – não devendo ser publicado em outro periódico.
Leia "Edital de Publicação - Chamada contínua" em outros formatos