Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Epistemologia, torna público o edital para chamada de artigos. Este edital baseia-se no edital do número 2 de 2017; acrescido de algumas alterações:

  1. Conforme o manifesto, publicado nesta mesma página, esta publicação é livre e prega a liberdade e gratuidade do conhecimento, através da publicação de artigos de uma forma otimizada e simples.
  2. Busca a ampla divulgação do que se produz em filosofia do conhecimento, filosofia da ciência e congêneres, publicando estudos e desenvolvimentos sobre a área.
  3. A Revista aceitará artigos inéditos, resenhas de livros e traduções que tenham como centro o estudo epistemológico ou correlacionado a este. Graduandos, Pós-graduandos (stricto ou lato sensu), professores e qualquer indivíduo envolvido com o desenvolvimento de questões filosóficas, que tangenciem e preferencialmente adentrem, as questões epistemológicas (em toda a amplitude que o estudo epistemológico pode oferecer) são convidados a participar com a submissão de artigos.
  4. Os artigos, resenhas e afins submetidos à Revista devem ter caráter acadêmico, desenvolvimento de conhecimento, elucidação pedagógica etc – enfim, devem contribuir academicamente. São desencorajados artigos meramente opinativos.
  5. Todos aqueles que desenvolvem estudos filosóficos que toquem a epistemologia, aqueles que desenvolvem uma pesquisa puramente epistemológica, professores e estudantes desta área, são parte do escopo de nosso público. O nosso público  é composto por todos aqueles envolvidos no desenvolvimento de ideias e estudos epistemológicos.
  6. O terceiro e o quarto número não possuem uma temática central (não se tratam de dossiês).
  7. Os materiais enviados para publicação serão analisados, conforme as regras deste edital, e seus autores contactados para informação do prosseguimento de sua publicação – caso sejam aprovados para publicação.
  8. O corpo editorial contará com profissionais que façam a avaliação dos artigos submetidos.
  9. Ao submeter o artigo para a revista, o autor concorda que, se seu artigo (ou afim) for aprovado e publicado na Revista Epistemologia, será através da licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, cedendo o direito de publicação primeira para a Revista Epistemologia sob tal licença supracitada. A publicação pela Revista não é remunerada.
  10. O processo de submissão é feito através do envio do artigo para o sistema OJS da Revista em academico.epistemologia.com.br (ver na seção de "submissão"). Os artigos aceitos serão contactados informando tal status. Por ventura pode ser solicitado aos selecionados preencherem um formulário digital.
  11. A submissão deve ser de trabalhos inéditos, conforme critérios anteriores. Os trabalhos são analisados por softwares anti-plágio. A constatação de plágio elimina o artigo da avaliação e de sua possível publicação.

Normas

  1. Os artigos/traduções/resenhas devem ser submetidos no formato ODF (Open Document File), utilizado pelo aplicativo LibreOffice, Microsoft Office e afins (formato na extensão “ODT”).
  2. O formato para a página deverá ser em folhas A4;
  3. Espaçamento entrelinhas de 1,5.
  4. Times New Roman ou Arial. Tamanho 12.
  5. Deve possuir resumo entre 300 a 600 palavras contendo breve descrição dos objetivos do artigo (caso artigo), os métodos abordados (em síntese) e resultados. Solicitamos necessariamente o resumo em PORTUGUÊS. Solicitamos uma versão do resumo em outra língua (como Inglês ou Espanhol; necessário que seja um dos dois) e sugerimos que faça uma terceira versão em uma terceira língua (a terceira não é necessária, mas uma sugestão).
  6. O trabalho deve ter, preferencialmente, a extensão máxima de 30 laudas. Trabalhos menores são aceitos. Trabalhos maiores serão avaliados sobre a possibilidade de sua publicação – podendo haver sugestão aos autores a busca por publicação em Editoras que os aceitem como livros.
  7. Deverá conter referências bibliográficas e citações bibliográficas conforme as regras vigentes da ABNT.
  8. É importante a submissão de uma breve descrição biográfica bem como de sua instituição de trabalho, estudo etc (se possível hiperlink para Currículo Lattes):
    1. Deve-se conter nome, sobrenome, RG, e-mail de contato, telefone de contato, informação do tipo de artigo (artigo, resenha, resumo ou relatórios de aula), resumo biográfico curricular, titulação, instituição vinculada/trabalho, nome do artigo, resumo do artigo.
  9. Os trabalhos devem ser inéditos.
  10. Os trabalhos publicados deverão estar em língua portuguesa.
  11. A autoria do trabalho concorda com a permissão para a Revista Epistemologia publicar originalmente o trabalho apresentado – se aceito – não devendo ser publicado em outro periódico.
  12. O envio do artigo à Revista não impede o envio para outro periódico, para apreciação de outras revistas, desde que se aprovado e publicado em outro deve-se avisar à Revista Epistemologia, para não conflitar com o quesito 11 deste edital. Assim que publicado pela Revista Epistemologia, o autor concorda com a publicação original por nossos meios. Caso decida publicar em outro periódico deve-se avisar prontamente ao corpo editorial da Revista Epistemologia para retirada de submissão.
  13. A submissão de artigo não gera expectativa de publicação. O artigo pode ter sua submissão cancelada caso não atenda aos critérios do presente edital, ou não sejam aprovados pelos pareceristas.
  14. Não há um prazo definido para todo o trâmite. Somos uma revista independente, com número limitado de colaboradores e, neste sentido, a depender das demandas de artigos, análises, publicações etc, pode-se haver filas internas para análises e eventuais publicações nos números da Revista.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.