Indivíduo, comunidade e ascensão social: a falta de reconhecimento no espaço público como forma de naturalização das desigualdades e marginalização social

Autores

  • Neylton Allan Costa Santos UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7921885

Palavras-chave:

Reconhecimento, indivíduo, comunidade, público, desigualdade

Resumo

O objetivo principal deste artigo é tentar compreender como a falta de reconhecimento em um espaço público que deveria ser de realização social e política do indivíduo, pode forjar sérias consequências pessoais para sua aceitação em uma sociedade marcada por diferenças sociais históricas. Além disso, o trabalho busca analisar como a relação (ou a falta dela) do indivíduo com a comunidade e a sociedade pode comprometer as buscas por ascensão social e quais parâmetros que o reconhecimento e o não reconhecimento fomentam para a marginalização social naturalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HABERMAS, Jürgen, Luiz Sérgio Repa, and Rodnei Nascimento. O discurso filosófico da modernidade:(doze lições). Cap. 1. Martins Fontes, 2002.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Editora 34, 2003.

MATTOS, Patrícia Castro. A sociologia política do reconhecimento: as contribuições de Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser. Editora Annablume, 2006.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. 2º edição – Rio de Janeiro: Editora Record, 2016.

SOUZA, Jessé. A modernização seletiva: uma reinterpretação do dilema brasileiro. Editora UnB, 2000.

SOUZA, Jessé. A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica. Editora UFMG, 2003.

SOUZA, José. A gramática social da desigualdade brasileira. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2006.

SOUZA, Jessé; GRILLO, André. A ralé brasileira: quem é e como vive. Editora UFMG, 2009.

TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade. Tradução de Talyta Carvalho - São Paulo: Editora Realizações, 2011.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

ALLAN COSTA SANTOS, N. Indivíduo, comunidade e ascensão social: a falta de reconhecimento no espaço público como forma de naturalização das desigualdades e marginalização social. Revista Epistemologia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 24–37, 2017. DOI: 10.5281/zenodo.7921885. Disponível em: https://epistemologia.com.br/academico/index.php/epistemologia/article/view/15. Acesso em: 19 nov. 2024.