Edital de Publicação

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1234

      É necessária a leitura do edital de publicação e a posterior discussão sobre o mesmo.

      Iniciem abaixo resposta a este tópico em caso de:

      a) Discordância com alguma parte do Edital (ao demonstrar discordância, indique o ponto onde se encontra. Faça uma sugestão para alteração);

      b) Sugestão de inclusão (caso concorde com os itens do edital, mas queira sugerir, indique claramente que deseja fazer a inclusão).

      c) Concordância com o mesmo (se não possuir nenhuma sugestão de alteração ou de inclusão, expresse sua concordância).

      Uma vez sugerida uma alteração ou inclusão ele deve ser apreciada pelos pares e aceita ou não (deveremos responder se concordamos ou não).

      Ao final deste Fórum faremos uma síntese das decisões tomadas pelo grupo.

    • #1316

      Algumas ideias, todas como sugerencia.

      Em quanto o edital é primeiro que as normas não devem ser ABTN, sino APA, Chicago o MLA, porque a norma ABTN é muito particular ao Brasil, e é difícil sua aplicação adecuada. Ao contrario a maior parte de revistas o journais usam APA o Chicago, que são formas mais agiles para a escrita em ciências sociais.

      Se ha de pedir aos autores ter sempre processo de escrita adecuada, com gramática e redacção.

      Outro ponto é a extenção, acho que 30 laudas é muito para rever, más a norma pode ser flexivel em alguns casos. Mínimo 12 e máximo 20 laudas.

      Acho que se podem incluir, resenhas, traducções e entrevistas, respeitando a extensão proposta mínimo de 12 laudas, maxímo de 20 em entrevistas e traducções. A resenha um máximo de oito laudas. Mínimo de cuatro. Os livros resenhados não podem sua publicação ser inferior a dos anos em antencedencia.

      Os artigos têm que se clasificados em uma destas tres categorias e propostos em nota a pé de página por o autor:

      1. Artigo de revição
      2. Artigo de reflexão
      3. Artigo científico

      Se tem que sempre enviar por parte do editor uma carta o e-mail signado onde se confirme ao autor seu recibimento.

      Posteriormente da asignação de pares revisores e aprobação se deve pedir ao autor uma carta onde ele seda os direitos para a revista, e onde exprese que o artigo é original e inedito (eu tenho o modelo da carta).

      Ao final, quando estiver publicado o artigo enviar para o autor um atestado onde se proponha a publicação feita.

    • #1317

      Olá Elias,

      Concordo com todas as sugestões. Tenho somente algumas ponderações – ou dúvidas:

      Em quanto o edital é primeiro que as normas não devem ser ABTN, sino APA, Chicago o MLA, porque a norma ABTN é muito particular ao Brasil, e é difícil sua aplicação adecuada. Ao contrario a maior parte de revistas o journais usam APA o Chicago, que são formas mais agiles para a escrita em ciências sociais.

      Acho que podemos sim adotar o que for melhor para “internacionalizar” a revista, de modo que se adeque mais ao ambiente latino-americano ou ainda internacional. No entanto confesso que eu precisarei de consultoria de todos vocês neste aspecto por não estar familiarizado com outras regras.

      Se ha de pedir aos autores ter sempre processo de escrita adecuada, com gramática e redacção.

      Concordo plenamente com a adição deste termo no edital

      Outro ponto é a extenção, acho que 30 laudas é muito para rever, más a norma pode ser flexivel em alguns casos. Mínimo 12 e máximo 20 laudas.

      30 laudas seria considerada nos primeiros editais como máximo aceitável. Já considerando a flexibilidade, como já consta no edital. Mas não vejo nenhum problema em re-escrevermos isto. Neste ponto precisamos entrar em acordo se 20 ou 30 no máximo e votarmos quanto as 12 para mínimo.

      Acho que se podem incluir, resenhas, traducções e entrevistas, respeitando a extensão proposta mínimo de 12 laudas, maxímo de 20 em entrevistas e traducções. A resenha um máximo de oito laudas. Mínimo de cuatro. Os livros resenhados não podem sua publicação ser inferior a dos anos em antencedencia.

      O edital atual aceita traduções e resenhas, mas estava omisso em relação a entrevistas e limites quanto às resenhas. Creio que esta sugestão é excelente para delimitar tais modalidades. Estou em pleno acordo quanto a isso.

      Os artigos têm que se clasificados em uma destas tres categorias e propostos em nota a pé de página por o autor:

      1. Artigo de revição
      2. Artigo de reflexão
      3. Artigo científico

      Concordo.

      Se tem que sempre enviar por parte do editor uma carta o e-mail signado onde se confirme ao autor seu recibimento.

      Isto é feito.

      Posteriormente da asignação de pares revisores e aprobação se deve pedir ao autor uma carta onde ele seda os direitos para a revista, e onde exprese que o artigo é original e inedito (eu tenho o modelo da carta).

      Solicitamos via email autorização, mas devemos realmente adotar um modelo de carta anexado. Preciso de sugestões para a construção de nosso modelo de carta.

      Ao final, quando estiver publicado o artigo enviar para o autor um atestado onde se proponha a publicação feita.

      Atualmente enviamos e-mail confirmando. Precisamos aprimorar esta prática?

      Bem, estas são considerações a respeito. Agradeço muito a participação de todos.

      Proponho que ao final de nosso fórum possamos redigir um documento com as modificações e adições aos editais e manifestos assinados por todos nós.

      Abraços,

      Arnaldo Vasconcellos

    • #1328

      Agradeço a colaboração de todos. Peço paciência para o desenvolvimento do documento onde constará as alterações decididas em grupo.

      Atenciosamente,

      Arnaldo.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • O tópico ‘Edital de Publicação’ está fechado para novas respostas.